O técnico Fernando Diniz, que levou o Fluminense ao título da Libertadores e desempenha a função de comandante interino da Seleção Brasileira, foi reconhecido como o quinto melhor técnico de clubes do mundo em 2023 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), atingindo a marca de 33 pontos na classificação. A premiação evidencia o prestígio internacional alcançado pelo treinador brasileiro em função de suas recentes conquistas.
Superando Diniz na lista, Pep Guardiola, técnico do Manchester City, assegurou a primeira posição com 281 pontos, coronado por vitórias expressivas como a Liga dos Campeões da Europa, Campeonato Inglês e o Mundial de Clubes. A segunda e terceira posições foram ocupadas por Carlo Ancelotti, dirigente do Real Madrid, com 56 pontos, e Luciano Spalletti, anteriormente no comando do Napoli e agora técnico da Itália, com 53 pontos.
Aos 49 anos, Fernando Diniz soma em seu currículo profissional passagens por diversas equipes, iniciando sua trajetória como técnico no Votoraty e acumulando experiências em clubes como Paulista, Botafogo-SP, Atlético Sorocaba, Audax, Guaratinguetá, Paraná, Oeste, Guarani, Athletico-PR, São Paulo, Santos, Vasco e, mais recentemente, o Fluminense. A IFFHS também destacou outros técnicos na lista dos dez mais bem classificados, com Simone Inzaghi (Inter de Milão) na quarta posição com 51 pontos, seguido por Mikel Arteta (Arsenal), Xavi (Barcelona), Ange Postecoglou, que transitou entre Celtic e Tottenham, Unai Emery (Aston Villa), e Jürgen Klopp (Liverpool), fechando o ranking com 6 pontos.