Crescimento do acesso à internet pela TV e as tendências de publicidade em CTV no Brasil

Descubra o impacto do aumento de usuários de internet na TV no Brasil e as tendências de publicidade em CTV, segundo pesquisa do IAB Brasil.

CTV

Acesso à internet via televisão aumenta no Brasil, segundo estudo do IAB Brasil. A associação, focada no desenvolvimento da publicidade digital no país, divulgou um levantamento que mostra o crescimento do uso da internet por meio de aparelhos de TV. De acordo com a pesquisa, a proporção de usuários de internet no Brasil alcançou a marca de 156 milhões em 2023, representando 84% da população brasileira.

Assim, dentre estes usuários, 58% relataram acessar a internet pela TV no mesmo ano. Essa expansão evidencia uma alteração nos hábitos de consumo, com as pessoas se voltando cada vez mais para a programação televisiva. Esse levantamento foi divulgado na pesquisa “TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade”, realizada em conjunto com a Offerwise.

O IAB Brasil ainda apresentou um whitepaper a respeito das perspectivas para a publicidade na TV Conectada (também chamada de TV híbrida), que se refere ao uso de aparelhos que conectam a televisão à internet. Exemplos de CTV incluem PlayStation, Amazon Fire TV ou Apple TV.

No que tange ao consumo de conteúdo, dos internautas com acesso à internet na TV, 78% consomem conteúdo nesse dispositivo diariamente ou quase todos os dias. Em relação ao tempo gasto nessa atividade, 24% relataram investir de uma a duas horas por dia assistindo TV, enquanto 31% passam entre duas e quatro horas diárias na mesma atividade.