Vitória da Conquista, BA – Um caso de transporte ilegal de animais foi registrado neste domingo na BR-116, trecho de Vitória da Conquista. Um homem de 45 anos foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando 48 pássaros silvestres em um ônibus de passeio. As aves, encontradas em condições precárias, estavam sendo levadas do Mato Grosso do Sul para Arapiraca, Alagoas.
Durante a abordagem a um ônibus de viagem, os policiais da PRF localizaram as aves, aglomeradas em pequenas gaiolas. Além dos pássaros vivos, três foram encontrados sem vida. O passageiro responsável pelo transporte dos animais, que se identificou como o dono dos pássaros, confessou não possuir autorização ou guia de transporte.
As aves, capturadas na cidade de Aparecida do Taboado (AL), tinham como destino a cidade de Escada (PE). Segundo o suspeito, o objetivo era presentear amigos. Os pássaros, agora sob os cuidados do órgão ambiental CETAS de Vitória da Conquista, serão devolvidos ao seu habitat natural assim que estiverem aptos.
A PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o homem, que deverá responder na Justiça por crime contra o meio ambiente, conforme previsto na Lei 9.605/98. Este caso se enquadra como caça predatória, tráfico e criação ilegal de animais silvestres, enfatizando a importância da proteção à fauna brasileira.