Um gel anticoncepcional masculino, chamado ADAM, desenvolvido pela empresa de biotecnologia Contraline, dos Estados Unidos, demonstrou 99% de eficácia em testes clínicos iniciais. O produto, um hidrogel não hormonal, tem o potencial de ser uma opção contraceptiva masculina duradoura e reversível, com previsão de estar disponível até 2027.
Kevin Eisenfrats, líder da Contraline, descreve o gel como equivalente a um “DIU para homens”. Segundo ele, os ensaios clínicos futuros buscarão comprovar a eficácia do produto durante um ou dois anos. Em entrevista à STAT News, Eisenfrats destacou a importância da reversibilidade do método, ressaltando a expectativa dos homens em poder remover o gel e restaurar a fertilidade.
O estudo com o ADAM foi conduzido na Austrália, envolvendo 23 homens. O procedimento consistiu na injeção do gel no canal deferente, através de uma pequena incisão abaixo do escroto, sob anestesia local. Após um mês, observou-se que a contagem de espermatozóides caiu de 99 a 100%, sem relatos de eventos adversos.
Este primeiro ensaio clínico não avaliou a capacidade do gel em prevenir a gravidez ou a sua reversibilidade. Cientistas externos ao estudo expressaram preocupações sobre a possibilidade de os espermatozoides contornarem o bloqueio, levando a gravidezes não planejadas. Novos estudos buscarão esclarecer essas questões, além de testar a reversão do método.
A Contraline planeja obter a aprovação da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, para começar os testes clínicos como um novo medicamento experimental (IND). O objetivo é disponibilizar o ADAM ao público até 2027.