A Apple introduziu as atualizações iOS 17.3 e iPadOS 17.3, destacando uma inovação significativa no campo de segurança: o recurso “Proteção de Dispositivo Roubado”. Esta funcionalidade, crucial para a privacidade do usuário, bloqueia o acesso a dados pessoais em iPhones e iPads, mesmo que o ladrão detenha a senha do dispositivo.
O novo recurso, integrado às atualizações do iOS e iPadOS, oferece um método avançado para proteger dispositivos em caso de roubo. Ele permite o bloqueio do acesso ao aparelho através do Face ID ou Touch ID, mesmo na posse da senha pelo ladrão. Adicionalmente, o iOS 17.3 implementa um atraso de segurança de uma hora para a alteração do código de acesso quando o dispositivo é localizado em um ambiente não familiar, aumentando assim a proteção contra acessos não autorizados.
Além das medidas de segurança, o iOS 17.3 traz outras funcionalidades, incluindo playlists colaborativas no Apple Music, suporte AirPlay em hotéis, aprimoramento na detecção de acidentes e novos papéis de parede, celebrando o Mês da História Negra. Paralelamente, a Apple lançou o watchOS 10.3, que apresenta um novo mostrador de relógio, e o macOS Sonoma 14.3, também com playlists colaborativas no Apple Music.
A atualização é compatível com uma ampla gama de dispositivos da Apple. Para iPhones, os modelos abrangidos incluem desde o iPhone Xs até as versões mais recentes, e para iPads, são elegíveis desde o iPad Mini (5ª geração) até todos os modelos de iPad Pro. As atualizações já estão disponíveis para download nas configurações do sistema dos dispositivos compatíveis.