Robson Rodrigo Francisco, um homem de 32 anos que foi detido por policiais militares sob suspeita de furto, está reivindicando uma indenização de R$ 1 milhão por danos morais. O episódio ocorreu no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, em junho do ano passado, envolvendo o suposto roubo de caixas de bombom de uma loja de conveniência.
O caso ganhou notoriedade após um vídeo, onde Francisco aparece com mãos e pés amarrados sendo carregado por policiais, viralizar nas redes sociais. As imagens foram registradas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do distrito. Segundo relatos, Francisco, que é morador de rua, e outras duas pessoas foram acusados de realizar um “arrastão” na loja de conveniência.
O advogado de Francisco, José Luiz de Oliveira Júnior, classificou a ação dos policiais como um tratamento “desumano e degradante”. A defesa argumenta que a maneira como Francisco foi tratado durante a abordagem policial justifica a demanda de indenização.
O pedido de indenização por danos morais, no valor de R$ 1 milhão, está atualmente sendo processado na Justiça de São Paulo.