Pep Guardiola, técnico do Manchester City, classificou Jurgen Klopp, técnico do Liverpool que anunciou sua saída ao final da temporada atual, como o maior rival de sua carreira. A declaração foi feita após o anúncio de Klopp, destacando a intensa rivalidade que ambos compartilharam não só na Premier League, mas também em competições anteriores na Alemanha. Guardiola e Klopp se enfrentaram quando o primeiro comandava o Bayern de Munique e o segundo o Borussia Dortmund.
“São o nosso maior rival. Pessoalmente, ele é o maior rival que tive na minha vida em Dortmund quando eu estava no Bayern, e aqui”, expressou Guardiola, enfatizando a competitividade entre os dois times sob suas gestões. O espanhol também ressaltou a importância da presença de Klopp para a definição da era do Manchester City na Premier League, desde sua chegada na temporada 2016/2017, afirmando que o sucesso de sua equipe não poderia ser narrado sem mencionar o Liverpool sob a tutela de Klopp.
Guardiola reconheceu Klopp como uma figura central em vários embates decisivos em competições de mata-mata, destacando que Klopp é o técnico que mais o eliminou em tais circunstâncias. A admiração e o respeito mútuo se evidenciam mesmo diante da rivalidade, com Guardiola mencionando que sentirá um alívio em enfrentar o Liverpool sem Klopp no comando, o que lhe permitirá “dormir um pouco melhor” antes dos jogos contra os Reds.
Klopp deixou sua marca ao vencer seis confrontos decisivos de mata-mata contra equipes treinadas por Guardiola, incluindo duas Supercopas da Alemanha, uma semifinal da Copa da Alemanha, quartas de final da Champions League e mais recentemente, uma semifinal da Copa da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra. A saída de Klopp do Liverpool representa o fim de um capítulo significativo na história recente do futebol inglês, marcado pela competição acirrada entre dois dos técnicos mais respeitados do futebol moderno.