Inscrições do ProUni para 400 mil vagas iniciam: saiba como participar

Inscrições para o ProUni 2024 iniciam com 403.711 vagas em cursos superiores. Disponíveis até 1º de fevereiro.

O Programa Universidade para Todos (ProUni), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), iniciou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, o período de inscrições para o primeiro semestre de 2024. O programa tem como objetivo fornecer bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais, em instituições particulares de ensino superior para candidatos que ainda não possuem um diploma de graduação.

Nesta edição, o ProUni disponibiliza um total de 403.711 vagas, das quais 306.908 são bolsas integrais e 96.803 são bolsas parciais, cobrindo 50% da mensalidade. As inscrições estão abertas até quinta-feira, 1º de fevereiro, e devem ser realizadas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O resultado do processo seletivo será anunciado em duas etapas: a primeira chamada será divulgada no dia 6 de fevereiro e a segunda, no dia 27 do mesmo mês. Há também uma lista de espera, para a qual os interessados podem manifestar seu interesse entre os dias 14 e 15 de março, com o resultado sendo divulgado em 18 de março.

Entre os cursos com maior oferta de bolsas nesta edição do ProUni, destacam-se administração com 36.963 bolsas, seguido por pedagogia (25.753), ciências contábeis (21.745) e direito (19.113). Os candidatos que desejam se inscrever para as bolsas integrais devem comprovar uma renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, enquanto para as bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos.

Lançado em 2004, o ProUni é reconhecido como um dos principais processos seletivos do MEC, que utiliza os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para facilitar o acesso ao ensino superior. O programa é voltado para estudantes que ainda não possuem um diploma de nível superior e que buscam oportunidades em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.