Zé Trovão critica Bolsonaro em áudio vazado: “Maior mau exemplo”

Áudio revela desabafo de Zé Trovão sobre Bolsonaro, acusando-o de entregar presidência a Lula.

Em uma gravação vazada recentemente, o deputado federal Zé Trovão, membro da chamada “ala ideológica” e apoiador de Jair Bolsonaro, expressou duras críticas ao ex-presidente. O áudio revela o deputado, eleito por Santa Catarina com 71 mil votos, afirmando que Bolsonaro é “o maior mau exemplo para a política”.

Além disso, Zé Trovão responsabiliza Bolsonaro por “entregar” a presidência a Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. O deputado é investigado por suposta incitação a atos antidemocráticos contra o Supremo Tribunal Federal (STF), tendo sido preso preventivamente por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

No áudio, Zé Trovão critica Bolsonaro por tentar “resolver as coisas no grito, na guerra”, diferenciando-se do ex-presidente em sua abordagem política. A gravação foi feita três meses após a última eleição presidencial, durante um diálogo com seu assessor Jackson Schubert, onde discutiam críticas a políticos do mesmo espectro político.

Zé Trovão mencionou a necessidade de maturidade na política e exemplificou sua relação com Mauricio Peixer, deputado estadual em Santa Catarina e presidente do PL municipal de Joinville, como um caso de respeito mútuo apesar das diferenças. Confira:

Após a divulgação do áudio, Zé Trovão se pronunciou, afirmando nunca ter considerado Bolsonaro um mau exemplo e atribuindo os erros do ex-presidente à sua transparência e verdade. Ele também defendeu a integridade de Bolsonaro, negando qualquer envolvimento deste em atividades criminosas. Zé Trovão enfatizou que, apesar de não concordar com tudo, apoia a maioria das ações de Bolsonaro, reafirmando seu alinhamento ideológico com o ex-presidente. Veja o pronunciamento:

“Essa parte do áudio [‘Bolsonaro é o maior mau exemplo’], para mim, está esquisita. Eu nunca disse que era mau exemplo pra ninguém. Eu disse que ele cometeu erros. Não concordo com tudo o que ele fez, mas concordo com 99% do que ele fez. Na minha plena convicção e consciência, eu jamais diria que Bolsonaro é mau exemplo. Mau exemplo é bandido, corrupto, criminoso. Isso ele nunca foi. Tanto que tentam a todo custo arrumar alguma forma de prendê-lo e não conseguem. Se ele cometeu erros nas falas dele, cometeu por ser verdadeiro, por ser transparente, assim como eu também sou. E Bolsonaro não entregou a eleição para o Lula. O cara [atual presidente] que teve mais de 60 milhões de votos e não pode sair na rua… Como não se pode questionar mais nada no país, a gente tem que aceitar a eleição. Infelizmente, a gente perdeu a eleição.Eu me lembro exatamente de uma conversa que eu tive com o Jackson [assessor]. Falei que não gosto de algumas pessoas que se vendem como de direita e não são de direita, se elegeram nas costas do presidente Bolsonaro, mas não cumprem o dever”.