Na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, foi deflagrada a ‘Operação Sertões’ pelo Ministério Público estadual, em ação coordenada pelos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A operação teve como foco o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão dirigidos a dois policiais militares, sob investigação por envolvimento em homicídios no município de Euclides da Cunha.
A ação foi executada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Força Correcional Especial Integrada (Force) e da Corregedoria-Geral da Polícia Militar. As buscas ocorreram em Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal, abrangendo áreas importantes como a sede do 5º Batalhão da Polícia Militar de Euclides da Cunha e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Nordeste) de Ribeira do Pombal. Além dos policiais, um civil sem função pública também foi alvo desta operação.
Durante as buscas, foram apreendidos diversos itens, incluindo estojos e armas de fogo, armas brancas, documentos e celulares. Estes materiais serão minuciosamente examinados e analisados pelos promotores de Justiça, seguindo para os órgãos responsáveis para as providências necessárias.
Os policiais militares investigados são suspeitos de envolvimento em cinco homicídios, datados de 22 de junho de 2019, 30 de dezembro de 2021 e 27 de julho de 2023, e também em duas mortes ocorridas em 21 de junho de 2019, que apresentaram características de execuções sumárias. Os mandados para a operação foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Euclides da Cunha.