A 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), acaba de anunciar os projetos finalistas, marcando mais uma fase no evento que é um reflexo dos talentos emergentes em ciência e tecnologia no Brasil. Dentre as propostas inovadoras estão a utilização de resíduos na melhoria das pavimentações asfálticas e o uso de hidrogel na agricultura sustentável para a conservação de água, além de avanços em tecnologias assistivas para o tratamento do Parkinson, desenvolvimento de biofilme para conservação de vegetais, cuidados paliativos e aprimoramento do desempenho de profissionais da saúde, bem como a criação de um curativo biodegradável voltado ao tratamento de acne.
Selecionados entre 500 semifinalistas após uma rigorosa avaliação a distância de 1.800 projetos submetidos inicialmente, os finalistas representam um espectro amplo de jovens estudantes. Estão entre eles alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e técnico de diversas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas de todo o país. Esses participantes trouxeram soluções engenhosas que abarcam as Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, Agrárias, da Saúde, Sociais e Humanas) e Engenharias, refletindo um comprometimento com questões sociais e ambientais urgentes.
A Febrace, ao longo de suas edições, tem sido um palco para a exposição de trabalhos que não apenas demonstram um alto nível de rigor científico, mas que também se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso sinaliza um crescente interesse e preocupação dos jovens pesquisadores com problemas globais, contribuindo para a formação de um futuro mais sustentável.
Durante a Mostra Presencial da Febrace, os finalistas terão seus trabalhos avaliados detalhadamente, com a premiação programada para o dia 22 de março de 2024. A feira não apenas reconhecerá os melhores projetos por meio de colocação, mas também oferecerá prêmios diversificados, que incluem estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, e oportunidades para participar de eventos científicos nacionais e internacionais. Notavelmente, nove projetos serão escolhidos para representar o Brasil na Regeneron ISEF, a maior feira pré-universitária de ciências do mundo, a ser realizada nos Estados Unidos em maio de 2024.
Adicionalmente, a feira proporcionará uma plataforma virtual para que os 500 semifinalistas exponham seus projetos, os quais já foram submetidos a uma avaliação online. Este componente virtual da feira ocorrerá simultaneamente a eventos presenciais, entre 18 e 22 de março, enriquecendo o evento com palestras e workshops especializados. Para mais informações e para acessar a lista completa dos finalistas, os interessados são encorajados a visitar o site oficial do evento.