A equipe masculina do Brasil foi desclassificada dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 após ser derrotada pela Argentina por 1 a 0. O confronto decisivo, disputado no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, Venezuela, ocorreu durante a última rodada do quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico.
O único gol do jogo, que selou o destino do time brasileiro na competição, ocorreu aos 32 minutos da segunda etapa. O autor foi o centroavante argentino Gondou, que conseguiu sobrepujar a defesa brasileira, formada por Arthur Chaves e Lucas Fasson, e converter um cruzamento da esquerda em gol.
Esta é a segunda vez desde 2004 que a seleção brasileira masculina fica de fora dos Jogos Olímpicos. Historicamente, o Brasil tem exibido desempenho consistente nas Olimpíadas, conquistando bronze em 2008, prata em 2012, e ouro nas edições de 2016 e 2020, o que incluía expectativas de buscar o tricampeonato consecutivo em Paris.
Com a derrota, a equipe brasileira permanece com três pontos, ocupando o terceiro lugar no quadrangular final, enquanto a Argentina alcança cinco pontos, liderando a tabela. Ainda no domingo, Venezuela e Paraguai jogariam, sendo que os paraguaios entraram na rodada com quatro pontos em segundo lugar, e os venezuelanos com um ponto, na última posição.