Na noite de quarta-feira (21), o influenciador digital Carlinhos Maia fez uso de seu perfil no Instagram para divulgar uma série de vídeos onde denuncia a exploração sexual de crianças na Ilha de Marajó, Pará. Em suas declarações, Maia enfatizou a gravidade dos atos praticados contra os menores, mencionando ações brutais como a remoção de dentes para fins abusivos.
“Posso fazer um pedido? Por favor, não por mim, mas são por crianças fazem atrocidades com elas. Arrancam os dentinhos para fazer sexo oral com elas”, disse.
Este assunto ganhou destaque nacional novamente na sexta-feira (16), após Aymeê Rocha, cantora local da Ilha de Marajó, chamar atenção para o caso através das redes sociais. Rocha denunciou o desaparecimento de uma menina, destacando a problemática da exploração sexual na área em um vídeo que se tornou viral.
A Ilha do Marajó, lamentavelmente carrega consigo a tristeza da miséria que assola suas comunidades e consequentemente a exploração sexual infantil, tráfico humano, pedofilia e demais aberrações principalmente com crianças e adolescentes. pic.twitter.com/vq6fjABvTp
— jurídico celia st james (@cecehug0) February 21, 2024
A repercussão levou diversas celebridades a se pronunciarem sobre o tema, exigindo das autoridades medidas mais rigorosas contra o tráfico humano e a prostituição forçada.
Entre as personalidades que se manifestaram estavam Rafa Kalimann, Thaila Ayala, Gkay, Luisa Sonza, Ludmilla, Gabi Martins e MC Daniel. Eles expressaram indignação com a situação e convocaram o público a se engajar na divulgação das denúncias e na demanda por intervenção imediata das autoridades competentes. Rafa Kalimann enfatizou a importância de dar voz às vítimas e insistiu na necessidade de ações concretas para enfrentar os crimes reportados.