A Bahia enfrenta um aumento significativo nos casos de dengue, com um total de 64 cidades declaradas em situação epidêmica, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Até o momento, foram registrados 16.771 casos prováveis da doença, marcando um aumento de 99,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 8.408 casos.
Os municípios de Vitória da Conquista e Feira de Santana são alguns dos mais afetados pela epidemia. Além disso, foi confirmada a quarta morte causada pela doença no estado, ocorrida na cidade de Ibiassucê, situada na região sudoeste.
Como parte das medidas de resposta, a Sesab anunciou a aquisição de novos veículos de Ultra Baixo Volume (UBV), conhecidos popularmente como fumacês, e a distribuição de cerca de 12 mil kits de combate à endemia para os agentes. Estão sendo realizados também mutirões de limpeza com suporte das forças de segurança e emergência, além da implementação de agentes com bombas costais em várias cidades.
A Secretaria enfatiza a importância da participação da população no combate à dengue, aconselhando a eliminação de água parada, o uso de repelente e a procura por assistência médica ao surgimento de sintomas relacionados à doença.
Entre as cidades em estado epidêmico de dengue estão: Adustina, América Dourada, Anagé, Araci, Barra do Choça, entre outras, alcançando diversas regiões do estado. A situação demanda uma resposta conjunta entre autoridades de saúde e população para controlar a propagação da dengue na Bahia.