Uma nova era no transporte entre as cidades de São Paulo e Campinas está prestes a começar. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, uma parceria entre a brasileira Comporte e a gigante chinesa CRRC, acaba de ser anunciado como o vencedor do leilão para implementação de um projeto ferroviário inovador. Este projeto promete revolucionar a maneira como viajamos entre estas duas cidades, oferecendo uma opção mais rápida, confortável e eficaz de transporte.
Mas, o que torna esse projeto tão especial? Primeiro, a rapidez: o novo trem promete ligar São Paulo a Campinas em apenas 64 minutos. Ainda mais impressionante é a frequência de partida, com trens saindo a cada 15 minutos. E não podemos nos esquecer da parada estratégica em Jundiaí, garantindo uma conexão vital para os viajantes.
Com relação à eficiência, os futuros passageiros podem esperar velocidades médias de 95 km/h, podendo alcançar picos de até 140 km/h em certos trechos da viagem. Este trem não só vai proporcionar uma viagem confortável para até 860 passageiros por viagem, mas também promete ser uma alternativa acessível, com previsões de tarifas médias em torno de R$ 50.
Olhando para o futuro, a previsão é que, até 2031, este sistema de transporte inovador esteja completamente operacional. E um pouco antes desse grande marco, em 2029, está prevista a inauguração do Trem Intermetropolitano (TIM), conectando Jundiaí a Campinas. Este trem de 44 quilômetros, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos, será uma verdadeira virada de jogo, realizando o percurso em meros 33 minutos.
As ambições deste projeto não param por aí. Além de modernizar a conexão entre São Paulo e Campinas, o consórcio vencedor também é encarregado de implementar melhorias significativas na Linha 7-Rubi, com o objetivo de duplicar sua eficiência e reduzir pela metade o tempo de espera nos horários de pico.
O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos comprometeu-se com um investimento significativo para tornar este projeto uma realidade, combinando um lance de R$ 8,06 bilhões na concessão de 30 anos com promessas de investimentos adicionais que totalizam R$ 14,2 bilhões ao longo da concessão.
Esta iniciativa não só promete transformar a experiência de viagem entre as cidades de São Paulo e Campinas, mas também serve como um modelo para futuras concessões e projetos ferroviários em outras partes do Brasil. Com estimativas indicando que mais de 550 mil pessoas serão beneficiadas diariamente por estes trens, estamos diante de um marco na história do transporte público no Brasil.