Governo da Bahia expande ‘Partiu Estágio’ com vagas para Paulo Afonso e outras cidades

Abertura de 6.193 vagas pelo programa Partiu Estágio na Bahia visa aprimorar experiência profissional de universitários em diversas áreas.

Governo da Bahia anunciou a abertura de 6.193 vagas para a nova edição do programa “Partiu Estágio”. As oportunidades são para universitários interessados em atuar no setor público. Este número representa um recorde desde a criação do programa em 2017, segundo a Secretaria da Administração (Saeb).

As vagas estão divididas entre a capital Salvador, com 1.733 oportunidades, e o interior do estado, contando com 4.460 posições. Estão inclusas cidades como Paulo Afonso. A iniciativa abrange estudantes de 126 cursos diferentes, oferecendo vagas em 60 órgãos estaduais e 302 municípios baianos.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o programa visa fornecer experiência profissional aos jovens estudantes nas áreas de Direito, Administração, Nutrição, Enfermagem e diversas licenciaturas, entre outros. Isso contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores.

Para ser elegível, o estudante deve atender a diversos critérios, como ter no mínimo 16 anos, residir na Bahia, ter completado pelo menos 50% do curso e estar matriculado em uma instituição de ensino superior situada na Bahia. As modalidades de ensino válidas incluem presencial, semipresencial e a distância.

O programa dá prioridade aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), bem como a alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral na rede privada. Destaca-se também que 10% das vagas são reservadas para estudantes com deficiência.

Os estágios têm duração máxima de um ano, sem possibilidade de renovação, exceto para participantes com deficiência. A carga horária é de quatro horas diárias, e os estagiários receberão uma bolsa de R$ 455, além de auxílio-transporte e férias remuneradas.

As inscrições para o “Partiu Estágio” devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma online do governo estadual, começando às 9h do dia após a publicação do edital e estendendo-se até o dia 19 de abril. É necessário que os estudantes estejam devidamente cadastrados na plataforma para poder se inscrever. Aqueles selecionados serão notificados por WhatsApp e deverão seguir os procedimentos indicados para a entrega da documentação necessária. A lista dos aprovados será divulgada no site da Saeb.