Curitiba utiliza IA para mapear buracos e otimizar manutenção viária

Curitiba inova com IA no combate a buracos, promovendo manutenção ágil e eficiente. Descubra como na Smart City Expo 2024.

buracos

Enfrentar buracos nas ruas é um problema comum em muitas cidades brasileiras. Embora algumas localidades apenas vejam melhorias periódicas, existem esforços contínuos para tornar a manutenção viária mais eficiente. Com a ajuda da população, que denuncia os problemas encontrados, as prefeituras tentam documentar e solucionar essas imperfeições, mas a tarefa não é simples.

A inteligência artificial (IA) vem se mostrando uma ferramenta poderosa para enfrentar esse desafio. O Instituto Cidades Inteligentes (ICI), uma organização sem fins lucrativos, destacou-se na Smart City Expo Curitiba 2024, realizada em Curitiba (PR), por seu trabalho inovador com essa tecnologia.

A cooperação entre o ICI e as prefeituras visa incorporar a IA nas políticas públicas. Em Curitiba, a gestão de buracos está se beneficiando dessa parceria. Com um sistema desenvolvido pelo ICI, não é mais necessário esperar a comunicação dos cidadãos ou enviar equipes a cada rua para identificar problemas. Esse avanço promete agilizar e melhorar a manutenção das vias urbanas.

O sistema desenvolvido pela organização é versátil, com potencial para ser aplicado em vários outros serviços públicos, como iluminação e coleta de lixo. Essa flexibilidade sublinha a capacidade da IA de enfrentar diversas dificuldades urbanas.

A Smart City Expo Curitiba 2024, que aconteceu no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, atraiu mais de 16 mil visitantes, incluindo 180 palestrantes e moderadores, e contou com a participação de 70 patrocinadores e expositores de mais de 45 nacionalidades diferentes.

Organizado pela iCities, SmartCity e Fira Barcelona International, o evento deste ano não se focou apenas em tecnologia, mas também na sustentabilidade e eficiência, procurando “Reinventar cidades para todos”. Esta edição buscou explorar como soluções tecnológicas podem contribuir para a construção de cidades mais inclusivas e adequadas às necessidades de seus habitantes.