Daniel Alves, ex-jogador de futebol, pagou a fiança determinada pela Justiça espanhola e está previsto para ser liberado da prisão em Barcelona nesta segunda-feira, 25 de março. A fiança estabelecida foi de 1 milhão de euros, equivalente a aproximadamente R$ 5,4 milhões. Não foram divulgadas informações sobre como Alves conseguiu o valor necessário para a fiança, dada a situação de bloqueio de grande parte de seus ativos financeiros.
A liberação do ex-jogador ocorre após a concessão de liberdade provisória pela Justiça da Espanha na última quarta-feira, 20 de março, sob condições específicas. Alves teve seus passaportes brasileiro e espanhol confiscados, está proibido de deixar a Espanha e de entrar em contato com a vítima. Além disso, deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona.
Para arrecadar o montante necessário para a fiança, relata-se que Alves buscou ajuda de familiares e amigos. Dentre eles, o pai de Neymar, que já havia contribuído anteriormente com 150 mil euros (aproximadamente R$ 800 mil) para uma indenização à vítima, recusou fornecer mais assistência financeira.
O baiano foi sentenciado a 4 anos e 6 meses de prisão, embora a promotoria e os advogados da vítima tenham pedido inicialmente uma pena de 12 anos.