Donato Silva minimiza racismo contra Vini Jr e sugere foco em gols

Donato da Silva vê superação do racismo com boas atuações em campo, apesar de desafios para Vini Jr.

racismo

Na véspera do confronto amistoso entre Brasil e Espanha, o drama do racismo enfrentado por Vinícius Júnior veio à tona novamente. Contudo, o ex-atleta Donato da Silva, nascido no Brasil e naturalizado espanhol, trouxe uma perspectiva distinta sobre o tema em uma coletiva de imprensa com veículos locais. Segundo ele, a chave para enfrentar o racismo está na excelência dentro de campo. “Fazer boas partidas e marcar gols”, ressaltou.

Em suas declarações, capturadas pelo jornal Relevo, Donato expressou a visão de que a Espanha, em essência, não é racista, embora admita a existência de episódios racistas, algo que considera global. “Eu acredito que seja um tema que precisa ser solucionado. Há racismo, assim como em qualquer lugar. É uma realidade dolorosa, especialmente para um sul-americano e pela cor da pele. Mas não podemos alterar isso”, afirmou.

Donato, que despontou no futebol através do Vasco e dedicou 15 anos de sua carreira ao futebol espanhol, também sugeriu a Vinícius Júnior um caminho de perdão e foco no jogo. Ele classifica as ofensas não como racismo, mas como tentativas de provocação. “Vinicius precisa perdoar e esquecer esses episódios, continuando a jogar futebol, aquilo que melhor sabe fazer. Considero-os mais como provocações do que atos de racismo”, pontuou o ex-zagueiro.

Essa abordagem de Donato, embora tenha provocado debates, evidencia um aspecto significativo do futebol e da sociedade: a busca por superação através do desempenho esportivo, sem ignorar a existência e a gravidade do racismo.