Gestante dá à luz no chão da recepção de hospital após médica negar atendimento

Mulher em trabalho de parto é negada atendimento e dá à luz na recepção de hospital em Duque de Caxias.

Na Maternidade Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, uma mulher deu à luz a um menino no chão da recepção da unidade de saúde, após ter seu atendimento negado. O incidente ocorreu na madrugada de sexta-feira, dia 22, e veio a público nesta semana.

Queli Santos Adorno, de 35 anos, chegou à maternidade na noite de quinta-feira, dia 21, por volta das 22h, onde foi examinada e aconselhada a permanecer na unidade devido à possibilidade de rápida evolução de seu trabalho de parto. Entretanto, em uma consulta subsequente, realizada às 4 horas da manhã por outra médica, Queli foi instruída a voltar para casa e só retornar após as 6h30.

A grávida permaneceu na recepção e, às 6 horas, entrou em trabalho de parto. Impedida de acessar a maternidade, ela se viu obrigada a deitar-se no chão, onde deu à luz seu filho, Azafe, com o auxílio da médica que a atendeu inicialmente.

Após o parto, enquanto expressava sua angústia, Queli criticou a médica que havia recusado seu atendimento, acusando-a de negligência. Em resposta ao ocorrido, a Prefeitura de Duque de Caxias demitiu a médica responsável por enviar Queli para casa e anunciou a abertura de uma sindicância para investigar as ações da profissional e de outros envolvidos no atendimento à gestante.

A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias informou que tanto Queli quanto seu filho estão bem, permanecendo internados e recebendo cuidados de uma equipe multidisciplinar.