Um jovem de 23 anos, estudando medicina, foi capturado pela Polícia Federal (PF) em Belém, acusado de envolvimento em uma grande fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Identificado como André Rodrigues Ataíde, o estudante se encontrava na residência de familiares no momento da prisão, ocorrida na tarde de sexta-feira, 29. Esta ação é parte da operação Passe Livre, que teve início no dia 16 de fevereiro, na cidade de Marabá, localizada no sudeste do Pará.
A acusação contra André envolve a realização das provas do Enem em nome de outros dois participantes, um deles sendo um parente e o outro, um amigo. Os exames teriam sido feitos nos anos de 2022 e 2023, e nestas ocasiões, André é suspeito de ter falsificado as assinaturas dos candidatos. Como resultado, ambos os inscritos conseguiram aprovação em universidades.
A operação que levou à prisão de André foi motivada por mandados de prisão preventiva, sob as acusações de falsidade ideológica e uso de documento falso, juntamente com estelionato e agravantes. A defesa de Ataíde já anunciou que planeja recorrer à decisão de prisão.