Na noite da última quinta-feira (28), um evento notável ocorreu na Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador, marcando um momento histórico. Pela primeira vez, uma mulher transgênero foi incluída na cerimônia de lava-pés durante as celebrações da Semana Santa. Brenda Souza, empreendedora de 45 anos, foi uma das 12 pessoas selecionadas para ter os pés lavados pelo reitor da Basílica, o padre Edson Menezes, em um gesto que simboliza humildade e inclusão.
Este ato remonta à última ceia de Jesus Cristo, quando lavou os pés de seus apóstolos, um prelúdio aos eventos de sua morte e ressurreição. No entanto, a escolha das pessoas que participaram deste ato não foi ao acaso. Cada um dos selecionados representava a rica diversidade étnica, religiosa, social e racial da sociedade.
Além de Brenda, a cerimônia incluiu indivíduos de diferentes origens e crenças, como um representante indígena, pessoas de outras religiões e um refugiado da Venezuela, este último parte do Projeto Bom Samaritano, uma iniciativa da Obra Social da Basílica.