Em meio à disputa acirrada pela taça da Copa do Nordeste, o Bahia enfrenta um desafio que promete ser ímpar na semifinal: superar a resistência do CRB, um adversário que ostenta uma série invicta de 10 jogos entre partidas do Nordestão e do estadual. O embate está marcado para o dia 24 de abril, uma quarta-feira, aguardando confirmação de horário pela CBF.
Com o direito de jogar perante sua torcida na Arena Fonte Nova graças a uma campanha superior, o esquadrão tricolor tem estatísticas que impõem respeito, reunindo 10 vitórias, um empate e apenas uma derrota, esta última sofrida por sua equipe sub-20 ainda na primeira rodada do Baianão. Assim, o confronto prenuncia ser um duelo de gigantes.
O CRB chega empolgado à semifinal após eliminar o Botafogo-PB nos pênaltis, num jogo que terminou 0x0 no tempo regulamentar. Além de buscar sua primeira vitória na Copa do Nordeste, o alvirrubro tem a chance de conquistar o segundo título da temporada, após triunfar no Campeonato Alagoano derrotando o Asa por um agregado de 4×1.
A equipe, destinada a competir na Série B em 2024, soma, na temporada atual, 14 vitórias e 6 empates, com apenas duas derrotas, uma delas para o próprio Bahia, por 1×0, no Rei Pelé. Durante sua série invicta, o CRB registrou três empates e sete vitórias, acumulando 17 gols a favor e sofrendo apenas seis, méritos de figuras como Anselmo Ramon, com 13 gols, Léo Pereira e Gegê, evidenciando o potencial ofensivo do time.
Por outro lado, o CRB enfrenta seu próprio desafio: conquistar uma vitória contra o Bahia fora de casa, algo que nunca alcançou na Copa do Nordeste. De sete jogos na Arena Fonte Nova, resultou em dois empates e cinco derrotas, incluindo um revés por 3×0 em 2023, na fase de grupos, com gols do trio Jhoanner Chavez, Everaldo e Arthur Sales.
Portanto, esse confronto não só promete ser cheio de emoções, mas também carrega a expectativa de um tabu ser quebrado, agregando ainda mais tensão e esperança a ambos os lados.