O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigiu explicações da companhia aérea Gol e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a respeito do falecimento de um cachorro durante um voo, caso que gerou comoção e discussão sobre o transporte de animais. Em uma publicação nas redes sociais, Lula expressou sua consternação, destacando a necessidade de a Gol “prestar contas” e de a Anac intensificar a fiscalização.
O caso envolve Joca, um Golden Retriever de 5 anos que não resistiu após um equívoco na rota de seu voo, operado pela Gollog, subsidiária de cargas da Gol. Originalmente, Joca deveria ser transportado de Guarulhos para Sinop, no Mato Grosso, onde seu tutor o esperava. Porém, devido a um erro, o animal foi enviado para Fortaleza, sendo posteriormente retornado ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Lula, visivelmente abalado e usando uma gravata em homenagem ao animal, relatou: “Mandaram de volta e o cachorro morreu porque ficou 8 horas sem beber água, preso dentro do avião. Então, eu acho que a Gol tem que prestar contas. Acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil.”
Hoje escolhi usar uma gravata especial em homenagem ao cachorro Joca que morreu após ser transportado indevidamente em um avião.
🎥 Audiovisual/PR pic.twitter.com/U2PPSzUY50
— Lula (@LulaOficial) April 24, 2024