Médicos da Flórida, nos Estados Unidos, enfrentaram um caso curioso e alarmante recentemente. Um homem de 52 anos procurou ajuda médica devido a enxaquecas persistentes e intensas. O diagnóstico revelou algo surpreendente: neurocisticercose, uma rara infecção parasitária no cérebro. Este caso foi detalhado no American Journal of Case Reports.
O que é a neurocisticercose?
A neurocisticercose acontece quando cistos de larvas da Taenia solium, uma tênia encontrada na carne de porco, se instalam no sistema nervoso central. Os sintomas desta infecção podem variar bastante, incluindo:
- Dores de cabeça severas (enxaquecas)
- Convulsões
- Paralisia parcial
- Fraqueza muscular
- Dormência
- Perda de controle sobre movimentos
- Aumento da pressão no crânio
- Confusão e perda de memória
Descoberta do diagnóstico
Após uma tomografia computadorizada do cérebro, a equipe médica identificou os cistos larvais que causavam as terríveis dores de cabeça do paciente. Intrigados, os médicos investigaram mais sobre a possível causa, dado que o paciente não havia viajado recentemente para áreas de risco de contaminação.
No entanto, o homem revelou um hábito alimentar perigoso: o consumo de bacon levemente cozido. Embora isso pudesse explicar uma infecção por tênia, não era suficiente para justificar os cistos em seu cérebro.
Como ocorreu a infecção?
A equipe médica suspeita de que, após consumir carne de porco mal cozida contaminada com a tênia, o paciente possa ter acidentalmente ingerido ovos de tênia presentes em suas próprias fezes, devido a uma lavagem inadequada das mãos. Este processo é conhecido como autoinfecção.
“A teníase ocorre quando se ingere carne de porco mal cozida contendo cistos larvais. A cisticercose, por outro lado, acontece quando ovos da tênia são ingeridos a partir das fezes de uma pessoa infectada”, explicou a equipe médica no estudo.
Esse caso serve como um lembrete crítico sobre a importância de cozinhar bem a carne de porco e manter uma boa higiene pessoal para evitar a contaminação e propagação de parasitas.