Pandemia reduz consumo de álcool entre jovens adultos, aponta estudo

Estudo revela que jovens entre 21 e 29 anos reduziram o consumo de álcool durante a pandemia, mas aumentaram o hábito de beber sozinhos.

álcool

Um olhar sobre o consumo de álcool entre jovens adultos durante a pandemia

Durante a pandemia, algo interessante aconteceu com os hábitos dos jovens adultos: eles passaram a beber menos. Essa é a conclusão de uma pesquisa detalhada que analisou o padrão de consumo de álcool de pessoas com idade entre 21 e 29 anos, todas prévia e regularmente consumidoras de bebidas alcoólicas.

Mudanças nos hábitos de consumo

Ao estudar 234 jovens ao longo da pandemia, os pesquisadores notaram um declínio no consumo abusivo de álcool. Tradicionalmente, ocasiões como festas e encontros sociais em bares incentiva um maior consumo de bebida. Contudo, com as restrições para evitar aglomerações, muitas dessas oportunidades evaporaram, reduzindo assim a ingestão de álcool.

Apesar dessa redução no consumo social, os jovens relataram um leve aumento – cerca de 4% – na frequência com que bebiam sozinhos. Estudos anteriores apontaram que beber sem companhia pode elevar o risco de desenvolver problemas ligados ao álcool. No entanto, os autores do estudo, incluindo Kasey Creswell, observam que esse aumento foi modesto e proporcional às circunstâncias, sugerindo menos uma tendência preocupante e mais uma adaptação às novas condições de vida social.

Na verdade, a pesquisa indica uma melhoria na relação dos jovens com o álcool, uma vez que houve um declínio no uso da substância como forma de lidar com situações estressantes. Isso sugere que, embora o consumo solitário tenha aumentado ligeiramente, ele não é necessariamente um indicativo de maiores problemas relacionados ao álcool.

É importante ressaltar que os dados obtidos refletem apenas um retrato parcial do impacto geral da pandemia nos hábitos de consumo de álcool. Assim, enquanto oferecem insights valiosos, não conseguem capturar completamente todas as nuances da situação vivida durante este período excepcional.