Airbnb combate exploração sexual durante Jogos Olímpicos de Paris

Airbnb firma parceria para combater exploração sexual e tráfico humano durante Jogos Olímpicos de Paris, com medidas educativas e cooperação policial.

Airbnb

Em um movimento estratégico para os Jogos Olímpicos de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, o Airbnb firmou um acordo significativo nesta sexta-feira, 3, com a Missão Interministerial para a Proteção das Mulheres contra a Violência e o Tráfico de Seres Humanos (Miprof). O objetivo é combater a exploração sexual e o tráfico de pessoas nos alojamentos disponibilizados pela plataforma.

A parceria, que se insere no contexto do plano francês para o período 2024-2027, visa a erradicação destas práticas, considerando a raridade com que ocorrem, mas reconhecendo a importância de agir considerando o alto volume de reservas gerenciadas pela Airbnb. A empresa compromete-se a esforços contínuos, alavancando a colaboração com autoridades e a indústria do turismo para prevenir o uso indevido de acomodações.

Empoderamento dos usuários e colaboração com as autoridades

Além disso, a Airbnb e a Miprof colaboraram na criação do “Guia do Viajante Responsável”, um recurso que oferece dicas para que turistas possam identificar e denunciar situações de exploração. A plataforma também se dedicará ao treinamento de seus assistentes e aprimorará a cooperação com forças policiais e o judiciário.

Roxana Maracineanu, secretária-geral da Miprof e ex-ministra dos Esportes, destacou a importância deste acordo diante do papel central do Airbnb na indústria do turismo. Em conversa com a AFP em dezembro, Maracineanu apontou para o “risco elevado” de tráfico de pessoas durante os eventos olímpicos e reiterou a necessidade de uma ação conjunta envolvendo toda a cadeia de hospedagem para combater firmemente essas práticas.

“Durante os Jogos Olímpicos, a prostituição não ocorrerá necessariamente nas ruas ou nos porões dos hotéis, mas sim dentro de apartamentos alugados, o que torna essencial a participação de todos no setor de acomodações”, enfatizou Maracineanu.

Com essas medidas, o Airbnb reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar de seus usuários, contribuindo ativamente para um ambiente mais seguro durante um dos maiores eventos esportivos do mundo.