Paulo Afonso receberá novo Mutirão do Glaucoma

Entre os dias 11 e 13 de novembro, pessoas com idade acima de 40 anos poderão participar do novo mutirão do glaucoma que vai acontecer no   BairroTancredo Neves. A informação foi dada pelo secretário Municipal de  Saúde, Alexei Vinícius, em entrevista a uma emissora de rádio local, nesta segunda-feira (18).

“A partir desse mutirão, a Secretaria de Saúde pretende diminuir a demanda de  casos de glaucoma diagnosticados pela Rede de Atendimento em Paulo Afonso, tanto nas consultas como em visitas domiciliares da equipe do Programa de Saúde da Família. Considerando que a detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença, a Secretaria de Saúde estará focando o atendimento da população pelo SUS. Pessoas com mais de 40 anos de idade podem procurar as unidades de saúde de seu bairro ou povoado, para serem encaminhadas ao local de atendimento. Caso seja detectada a necessidade de tratamento ou cirurgia, o paciente será incluído no processo de atendimento pelo mutirão”, informou Alexei Vinícius. 

O glaucoma é a terceira causa de cegueira no Brasil e faz parte do grupo de doenças crônicas que incide em 2% da população geral, aumentando a incidência em pessoas com mais de 40 anos, principalmente após os 70. A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, que provoca lesão do nervo ótico, atingindo os dois olhos. É uma doença hereditária, ou seja, os parentes em primeiro grau têm dez vezes mais chances de desenvolvê-la. O tratamento gratuito é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com consultas, exames, diagnósticos e dispensação de colírios e, em alguns casos, cirurgia.