As tarifas dos pedágios administrados pela Concessionária Bahia Norte (CBN) terão um aumento de 10,527% a partir desta quinta-feira. Este reajuste afetará as rodovias BA-093, BA-524, BA-526 e BA-535, todas situadas na Região Metropolitana de Salvador. Com o aumento, a tarifa básica para automóveis subirá de R$ 6,309 para R$ 6,963, aplicável todos os dias da semana.
A empresa destaca que o ajuste impactará oito municípios da região, incluindo Mata de São João, Pojuca, Dias D’Ávila, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias e Salvador. Este reajuste afeta aproximadamente 23% da população do estado da Bahia. Diariamente, cerca de 65 mil veículos circulam pelas vias operadas pela CBN, que já investiu mais de 1,2 bilhões de reais desde o início do contrato e gerou em média 900 empregos diretos e indiretos, segundo Guilherme Freire, diretor da Bahia Norte.
A Agerba, agência reguladora, explicou que o aumento foi baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária. Os ajustes são previstos para ocorrer anualmente e têm abril como mês base para essas alterações.
A CBN reitera que os fundos arrecadados com os pedágios são reinvestidos em uma variedade de serviços, incluindo o revestimento asfáltico, capinação, limpeza, manutenção de placas de sinalização, drenagens e sinalização horizontal. Os recursos também são utilizados para manter o paisagismo, modernizar as praças de pedágio com cabines de autoatendimento e atualizar os sistemas de monitoramento viário.