O jovem meio-campista inglês Phil Foden, com apenas 23 anos, foi, neste sábado, laureado como o melhor jogador da temporada 2023-24 da Premier League. Este feito marca o quinto ano consecutivo que um jogador do Manchester City recebe tal honraria.
Nesta temporada brilhante, Foden anotou 17 gols e distribuiu 8 assistências em 34 partidas, alcançando seus melhores números pessoais até o momento. A sua performance excepcional foi crucial para colocar o City na liderança da liga, com uma vantagem de dois pontos sobre o Arsenal, seu mais próximo perseguidor.
Phillip tirou proveito da ausência de Kevin De Bruyne, afastado por lesão, para se destacar ainda mais no esquema tático proposto pelo técnico Pep Guardiola, tornando-se o segundo jogador de linha mais utilizado do time.
O prêmio deste ano acrescenta Foden à ilustre lista de companheiros premiados anteriormente, como Kevin De Bruyne, Ruben Dias e Erling Haaland. Phil também superou outros notáveis concorrentes desta edição do prêmio, incluindo Alexander Isak, Martin Odegaard, Declan Rice, Cole Palmer, Virgil van Dijk e Ollie Watkins.
Um painel de especialistas, formado por ex-jogadores e jornalistas desportivos, esteve a cargo da elaboração dos votos que elegeram o meia-atacante. Notavelmente, Foden também foi escolhido como o jogador do ano de 2024 pela Football Writers’ Association (FWA), realizando uma notável ‘dobradinha’.
“Estou muito orgulhoso por ter conquistado este prêmio”, declarou Foden em comunicado divulgado pelo City. “A Premier League é considerada o campeonato mais desafiador do mundo, e é uma honra ser reconhecido entre tantos talentos que tiveram temporadas excepcionais em nosso clube.”