southgate deixa rashford fora da pré-lista da euro 2024

Marcus Rashford fora da pré-lista da Inglaterra para a Euro 2024 após temporada abaixo do esperado; Southgate opta por novos talentos.

Rashford

O técnico Gareth Southgate surpreendeu ao excluir nesta terça-feira, 21, o atacante Marcus Rashford da pré-lista de convocados da Seleção Inglesa para a preparação visando a Eurocopa de 2024. A decisão foi justificada pelo baixo rendimento do camisa 10 do Manchester United nesta temporada.

Rashford, que já vestiu a tradicional camisa dos ‘Three Lions’ em 60 oportunidades, balançou as redes apenas 8 vezes e deu 5 assistências em 2022/23, números pífios perto da excelente campanha da temporada anterior, quando marcou 30 gols e deu 10 assistências.

Em entrevista coletiva, o comandante inglês explicou a decisão difícil: “No caso de Marcus, simplesmente tive a sensação de que outros jogadores no mesmo setor fizeram uma temporada melhor. É simples assim”.

Outras novidades e baixas

No ataque, Southgate apostará em Anthony Gordon, Jack Grealish e Phil Foden para a ponta-esquerda. Outra baixa de peso foi a do meio-campista Jordan Henderson, do Ajax, que perdeu espaço após seu empréstimo na Arábia Saudita. Reece James e Raheem Sterling, ambos do Chelsea, também não foram lembrados.

A lista preliminar conta com 33 jogadores, incluindo algumas novidades como Jarrad Branthwaite (Everton) e Jarell Quansah (Liverpool), dois zagueiros promissores de 21 anos, e Adam Wharton, meio-campista revelação do Crystal Palace, com apenas 20 anos. O mais jovem é Kobbie Mainoo, meia de 19 anos que foi um dos destaques na decepcionante temporada do Manchester United.

A lista final com os 26 nomes que irão disputar a Eurocopa na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho, terá que ser entregue no máximo sete dias antes do início do torneio.