A partir desta quinta-feira (23), a Prefeitura de Paulo Afonso, Bahia, implementa o projeto “Avenida Fechada com Esporte e Lazer”, que transformará a Avenida Apolônio Sales em um espaço dedicado exclusivamente à prática de atividades esportivas, recreativas e de saúde em horários alternativos.
O projeto prevê a interdição da avenida em diferentes períodos ao longo da semana. Nas terças e quintas-feiras, o fechamento ocorrerá das 5h às 6h30, voltado especialmente para corredores e ciclistas de categoria speed. Aos sábados, a via será fechada das 16h30 às 20h, oferecendo um espaço seguro para diversas atividades de lazer, especialmente para crianças e jovens, que poderão desfrutar de modalidades como patins, bicicleta, skate e patinete (não elétrico).
O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, destacou a importância da iniciativa: “Essa é uma forma de incentivarmos o esporte e garantir também a segurança da prática desportiva para quem já pratica e para aqueles que querem iniciar. É uma solicitação antiga de diversos clubes de corrida e agora colocamos em prática”.
A interdição abrange o trecho entre o Ginásio de Esportes e o redondel próximo ao Centro de Cultura Lindinalva Cabral. Durante esses períodos, o fluxo de veículos será desviado pelas avenidas André Falcão e Floriano Peixoto. O secretário Diego Franklin ressalta que a medida foi planejada para não interferir no trânsito, especialmente nos horários escolares, uma vez que o maior fluxo de veículos ocorre a partir das 6h30, quando a avenida já estará liberada.
O evento de lançamento do projeto acontecerá nesta quinta-feira (23), às 5h30 da manhã, em frente ao Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa visa promover a prática esportiva, a convivência social e proporcionar mais qualidade de vida e lazer para todas as faixas etárias da população de Paulo Afonso.