Um marco inédito será celebrado na partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil 2024, entre Fluminense e Sampaio Corrêa. Pela primeira vez, a arbitragem será 100% composta por mulheres. A árbitra central será Edina Alves, da FIFA-SP, que contará com as assistentes Neuza Back (FIFA-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP). Andreza Helena de Siqueira, da FIFA-MG, atuará como quarta árbitra.
No comando do VAR, Charly Wendy (FIFA-SC) realizará a checagem e revisão dos lances, com a assistência de Amanda Matias Masseira (SP) e Thayslane de Melo Costa (FIFA-SE). A observação ficará a cargo de Cleidy Mary (SC), enquanto Ana Karina Marques Valentin (PE) será a assessora, Simone Xavier de Paulo (RJ) atuará como inspetora, e Larissa Ramos Monteiro (RJ) desempenhará a função de quality manager.
Orgulho e desenvolvimento
Regildênia Moura, membro da Comissão de Arbitragem da CBF, expressou sua alegria e orgulho com esse marco. “Cada vez mais, elas estão se preparando e aproveitando as oportunidades que estão sendo dadas. Não posso deixar de agradecer o presidente Ednaldo, que tem reunido esforços para fortalecer a arbitragem feminina brasileira, e o Seneme pela oportunidade de desenvolvê-las”, declarou Moura, responsável pelo desenvolvimento da arbitragem feminina.
Situação da partida
No jogo de ida, o Fluminense venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0. No confronto de volta, marcado para esta quarta-feira, às 19h, no Maracanã, o Flu pode perder por até um gol de diferença e ainda garantir a vaga nas oitavas de final. Já o time maranhense precisa vencer por três ou mais gols para avançar diretamente. Em caso de igualdade na soma dos placares, a decisão será nos pênaltis.