A disputa entre o Vitória e o clube ucraniano Metalist, referente à dívida decorrente da transferência do atacante David da Hora, caminha para uma resolução. Após movimentações jurídicas envolvendo o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), o Metalist apresentou uma proposta ao rubro-negro baiano para saldar o débito.
Em 2022, David foi negociado ao Metalist por uma quantia de 1,2 milhão de euros, o equivalente a R$ 6,6 milhões na moeda brasileira. No entanto, devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, o atleta não chegou a defender as cores do clube do leste europeu.
A proposta de quitação da dívida foi discutida em uma reunião do Conselho Deliberativo do Vitória. Os conselheiros repassaram a situação ao presidente Fábio Mota, que avaliará os próximos passos a serem tomados.
Formado nas categorias de base do Vitória, David da Hora, atualmente com 24 anos, atuou em 59 partidas pelo clube, marcando 11 gols e distribuindo cinco assistências. Após sua transferência para o Metalist, o atacante passou por empréstimos no Fortaleza e Juventude, e atualmente defende o Coritiba, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.