Budapeste sediará a final da Liga dos Campeões em 2026 segundo a Uefa

UEFA anuncia Budapeste como sede da final da Champions 2026 e Milão pode receber a de 2027 após reforma do estádio San Siro.

Uefa

A cidade de Budapeste terá a honra de receber a grande decisão da UEFA Champions League em 2026. Já para a edição seguinte, em 2027, Milão surge como forte candidata a sediar a final, desde que as reformas necessárias sejam concluídas no emblemático estádio San Siro.

As deliberações foram tomadas nesta quarta-feira (22) pelo comitê executivo da UEFA, reunido em Dublin. A entidade responsável pelo futebol europeu também definiu as próximas sedes para as finais da Liga Europa e da Liga Conferência.

Outras decisões relevantes

Istambul e Frankfurt receberam o aval para sediar, respectivamente, as finais da Liga Europa de 2026 e 2027. Enquanto Leipzig foi escolhida como palco da decisão da Liga Conferência em 2026, cabendo a Istambul novamente a final de 2027.

No futebol feminino, a capital Oslo foi confirmada como anfitriã da final da Champions League de 2026. Contudo, a sede da temporada seguinte permanece indefinida, já que a candidatura de Stuttgart, na Alemanha, foi descartada devido à realização de outras finais europeias no país.

Testes com arquibancadas em pé

Os testes com o retorno das arquibancadas com lugares em pé, em andamento desde a temporada 2022/2023 na França, Alemanha e Inglaterra, foram expandidos. A partir de agora, também serão realizados testes em clubes da Itália, Espanha, Holanda, Portugal, Bélgica, Escócia e Áustria, até 2024/2025.

Segundo Ronan Evain, diretor-executivo da Football Supporters Europe, “assistir aos jogos em pé contribui enormemente com a atmosfera do estádio, é um elemento importante da cultura dos torcedores e ajuda a reduzir o preço dos ingressos”.

As arquibancadas com lugares em pé foram proibidas pela UEFA após as tragédias de Hillsborough, em 1989, e Furiani, em 1992. No entanto, com os testes, busca-se obter “uma maior diversidade de dados” sobre a viabilidade e segurança do seu retorno.