O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou, nesta quinta-feira (23), uma multa de R$ 30 mil aos deputados federais Carla Zambelli (PL-SP), Gustavo Gayer (PL-GO), e aos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Cleiton Gontijo de Azevedo (Republicanos-MG). A penalidade foi imposta devido à divulgação de propaganda eleitoral negativa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha presidencial de 2022.
Após o primeiro turno das eleições, os parlamentares divulgaram um vídeo em que o influenciador Vicky Vanilla, que se identifica como satanista, manifestava apoio a Lula. O youtuber Bernardo Kuster e o músico Roger Moreira também foram condenados ao pagamento da multa, que deverá ser quitada individualmente.
Em 4 de outubro de 2022, a coligação Brasil da Esperança apresentou uma representação acusando nove pessoas de disseminarem fake news ao compartilharem vídeos do tiktoker satanista. O TSE já havia ordenado a remoção dessas publicações a pedido da coligação do PT.
Segundo a coligação, ao veicular tais mensagens, os parlamentares e os demais acusados pretendiam associar Lula a “toda ideia de maldade”, num contexto eleitoral marcado pela influência de temas religiosos no debate político.