Maya Massafera relata crise de disforia após transição de gênero

Maya Massafera fala sobre sua luta contra disforia de gênero antes de participar do Festival de Cannes e sua jornada pós-transição.

A influenciadora digital Maya Massafera compartilhou em suas redes sociais um relato íntimo sobre um episódio de disforia que vivenciou na última terça-feira, 21. A situação ocorreu pouco antes de seus compromissos no prestigiado Festival de Cannes, na França.

De acordo com o colunista Leo Dias, Maya havia sido convidada por uma modelo para um jantar beneficente. Apesar de estar pronta para o evento, ela não conseguiu sair de seu quarto devido à intensa disforia.

Maya, em um momento de vulnerabilidade, expressou que, embora esteja feliz, sente como se tivesse perdido 40 anos em um corpo que não correspondia à sua identidade de gênero. “Todo mundo tem coisas boas e ruins. Eu tenho um lado ruim de ter ‘perdido’ 40 anos em um corpo que não me pertencia. E tenho o lado bom de ter feito minha transição longe de tudo e todos. Pude me dar esse ‘luxo'”, desabafou.

Ela também destacou seu atual estado de felicidade, afirmando que nunca se sentiu tão bem. “Eu nunca estive tão feliz em toda minha vida! Acordo feliz, sou uma pessoa em estado feliz. Depois da transição, eu me amo! Provavelmente, vou me acostumar com meu gênero e essa felicidade vai se tornar normal, como é para vocês. Mas, às vezes, do nada, tenho disforia muito grande”, explicou.

Maya revelou que, mesmo pronta para os eventos, muitas vezes sente medo dos julgamentos que pode enfrentar. “Teve dia que eu fiz maquiagem, tirei as fotos e simplesmente não fui ao tapete vermelho porque fiquei com medo do julgamento”.

A disforia de gênero é uma condição em que a pessoa sente desconforto ou angústia significativa devido à incongruência entre seu sexo atribuído ao nascer e sua identidade de gênero. Mesmo após a transição de gênero, alguns indivíduos podem continuar a experimentar disforia, apesar das mudanças físicas, sociais ou legais realizadas para alinhar sua expressão de gênero com sua identidade de gênero.