A Copa América de 2024, a prestigiada competição de futebol sul-americana, terá uma representação brasileira de peso em sua equipe de arbitragem. A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) anunciou os nomes dos oficiais convocados para o torneio, que será realizado nos Estados Unidos, marcando um momento histórico para o Brasil.
Entre os árbitros principais, Wilton Sampaio, Raphael Claus e Edina Alves receberam o chamado para comandar os embates na Copa América. Alves se torna a primeira mulher a apitar em um torneio masculino de elite, rompendo uma barreira significativa e abrindo caminho para outras profissionais no esporte.
Equipe brasileira de arbitragem completa
A equipe de arbitragem brasileira também conta com a presença de assistentes experientes, como Danilo Manis, Rodrigo Correa, Bruno Boschilia, Bruno Pires e Neuza Back. Back se junta a Alves como uma das oito mulheres que integram o quadro de arbitragem da Copa América.
No setor de arbitragem de vídeo (VAR), Daniel Nobre, Pablo Gonçalves e Rodolpho Toski foram convocados para auxiliar nas decisões cruciais durante as partidas.
Preparação para o grande evento
Ao todo, 101 árbitros de diferentes nacionalidades foram convocados para atuar na Copa América de 2024. Eles terão que se apresentar em Dallas, nos Estados Unidos, no dia 12 de junho, para iniciar os preparativos finais antes do início do torneio.
A abertura da competição está marcada para o dia 20 de junho, com o embate entre Argentina e Canadá. Já a estreia da Seleção Brasileira acontecerá no dia 24 de junho, quando enfrentará a Costa Rica, às 22h (horário de Brasília).