O astro Kylian Mbappé fará sua derradeira apresentação vestindo as cores do Paris Saint-Germain (PSG) na grande final da Copa da França, ao enfrentar o Lyon neste sábado, às 16h, no estádio de Lille. Será um duelo de titãs entre os dois gigantes do futebol francês na temporada 2023/24.
Para os parisienses, conquistar a 15ª taça na competição nacional figura como uma das metas primordiais da campanha, após duas decepcionantes quedas prematuramente nas oitavas de final nas últimas edições. Por outro lado, a equipe comandada pelo técnico espanhol Luis Enrique busca encerrar a jornada de forma digna, após sagrar-se campeã da Ligue 1 e ser eliminada pelo Borussia Dortmund nas semifinais da Liga dos Campeões.
A participação de Mbappé no confronto decisivo esteve em dúvida devido a uma lesão que o afastou dos dois últimos jogos do campeonato, contra Nice e Metz, somada às tensões entre o craque e a diretoria do clube, em meio à sua iminente partida ao fim da temporada. No entanto, Luis Enrique dissipou qualquer incerteza, garantindo que “é claro” que o francês estará entre os titulares contra o Lyon.
Euforia no Lyon
Para a grande final, o treinador espanhol contará com seu time mais forte, à exceção do goleiro costarriquenho Keylor Navas, que também deixará o clube e se despediu dos torcedores na última rodada contra o Metz.
O PSG entra como favorito, após duas vitórias contundentes sobre o Lyon na Ligue 1, ambas pelo placar de 4 a 1. Contudo, como alertou o meia Vitinha, “não é a mesma coisa, foi o campeonato e isto é uma final”.
Do lado do Lyon, a euforia toma conta do grupo após uma impressionante reação na segunda metade da temporada, com 12 vitórias em 17 jogos. A dramática vitória nos acréscimos contra o Strasbourg (2-1), na última rodada, garantiu a sexta colocação e uma vaga na próxima edição da Liga Europa.
O principal trunfo dos Gones é o veterano atacante Alexandre Lacazette, vice-artilheiro da Ligue 1 com 19 gols. “É preciso desfrutar o fato de poder jogar esta final e dar tudo, não ter medo de se sair mal, não lamentar no final”, declarou o goleador.
Marquinhos, capitão do PSG, destacou o perigo que Lacazette representa: “Ele é um grande jogador, já nos enfrentamos muitas vezes. Sei que é perigoso, tem qualidade dentro e fora da área, é completo e experiente”.
Sobre a despedida de Mbappé, o zagueiro brasileiro comentou: “Ele tem sido um jogador muito importante para nós nestes anos. No seu último jogo vamos tentar utilizá-lo da melhor forma possível. Ele tem que ter uma motivação especial e nós também para vê-lo jogar”.
Luis Enrique, por sua vez, alertou para os riscos de encarar o Lyon: “Eles podem se mostrar perigosos muito rápido. Criarão chances”.