Em Monte Carlo, o piloto monegasco Charles Leclerc (Ferrari) conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, no treino classificatório realizado neste sábado (25). Correndo em seu país natal, Leclerc largará à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren), enquanto o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e o britânico Lando Norris (McLaren) formarão a segunda fila do grid.
Surpreendentemente, o líder do Campeonato Mundial, o holandês Max Verstappen (Red Bull), ficará apenas na sexta posição. Esta é a primeira pole da temporada para Leclerc, a 24ª de sua carreira na F1. Até o momento, apenas Verstappen havia obtido a pole position nas sete corridas disputadas neste ano.
Importância da pole em Mônaco
O treino de classificação é particularmente crucial nas ruas estreitas do Principado de Mônaco, onde as ultrapassagens são geralmente complicadas. Portanto, o piloto da Ferrari sai em grande vantagem, apesar de nunca ter brilhado correndo em casa. Entre 2017 (quando ainda estava na Fórmula 2) e 2021, Leclerc teve que abandonar as provas em Mônaco devido a problemas técnicos ou acidentes. No ano passado, terminou numa decepcionante sexta posição, enquanto em 2022, mesmo largando na pole, ficou fora do pódio.
Desafio para a Red Bull
Para a Red Bull, líder do campeonato de construtores, a corrida será um desafio. Além de ter Verstappen apenas na terceira fila, o mexicano Sergio Pérez fez seu pior treino de classificação desde o início da temporada e vai largar na 18ª posição.