A temporada 2024 tem sido movimentada para o Bahia. O Esquadrão de Aço está a um passo de conquistar uma vaga na final da Copa do Nordeste, competição em que jamais teve desempenho tão expressivo desde a reformulação em 2019. Hoje, às 18h, o Tricolor recebe o CRB na Fonte Nova pela semifinal do Nordestão, precisando de uma vitória para seguir vivo na busca pelo título regional.
A relação com a Nação Tricolor está em alta graças aos excelentes resultados. Vice-líder do Brasileirão, com 22 vitórias em 32 jogos e melhor ataque da Série A com 63 gols, o rubro-negro baiano vem de sete triunfos nos últimos dez compromissos. Além disso, eliminou o Criciúma nas oitavas da Copa do Brasil, mantendo vivo o sonho de mais uma conquista.
Diante desse cenário, a confiança é alta para receber o CRB. Porém, uma eventual queda precoce no Nordestão pode abalar o ótimo momento vivido pelo elenco comandado por Rogério Ceni. Por isso, a obrigação é demonstrar o futebol convincente que tem sido apresentado, alimentando a expectativa da torcida por mais títulos.
Hegemonia histórica
Os números mostram absoluta vantagem do Bahia no confronto contra o CRB. Em 35 jogos, o Tricolor venceu 22 vezes e empatou outras 10, com apenas três vitórias do Galo da Campina. Desde 2002, são 19 duelos sem que o clube alagoano leve a melhor, a maior série invicta do retrospecto.
Na última vez que se enfrentaram, pela fase de grupos do Nordestão 2024, o Bahia venceu por 1 a 0, com gol de Thaciano. Foi a única derrota do CRB no torneio até aqui. Apesar do domínio histórico, o Tricolor não pode relaxar contra um adversário que chega embalado por estar vivo também na Copa do Brasil, após eliminar o Ceará.
Com o apoio da torcida na Fonte Nova, onde não perde desde janeiro, o Esquadrão tentará superar mais um obstáculo rumo à final da Copa do Nordeste, visando iniciar 2024 com a conquista de um título importante.