O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) celebrou sua primeira vitória em Mônaco ao conquistar a 8ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. Em sua corrida de casa, o piloto de 26 anos cruzou a linha de chegada à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren) e de seu companheiro de equipe, o espanhol Carlos Sainz.
A largada conturbada
Logo na primeira volta, um grave acidente envolvendo Sergio Pérez (Red Bull), Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg (Haas) forçou a interrupção da prova. Com os destroços removidos e a pista liberada, a corrida foi retomada com uma largada parada, o que beneficiou Sainz, que havia perdido posições devido a um pneu furado.
No reinício, houve outro incidente entre os carros da Alpine de Esteban Ocon e Pierre Gasly. Ocon, que admitiu a culpa, foi obrigado a abandonar e será punido com a perda de cinco posições no grid do GP do Canadá.
Verstappen discreto, Leclerc brilha
Apesar de ter vencido cinco corridas nesta temporada, o tricampeão mundial Max Verstappen (Red Bull) não conseguiu se destacar em Mônaco. “Testamos várias mudanças nos últimos dias, mas nada melhorou o rendimento do carro”, lamentou o holandês, que terminou em sexto.
Em contraste, Leclerc brilhou em sua pista de casa, conquistando sua primeira vitória da temporada e a segunda colocação no Mundial de Pilotos, com 138 pontos, atrás apenas de Verstappen (169 pontos).
“Nenhuma palavra pode explicar isso. Significa muito, é a corrida que me fez sonhar em me tornar um piloto de F1”, declarou Leclerc, emocionado. “Pensei no meu pai [falecido em 2017], que deu tudo para eu estar aqui. É incrível.”
Lando Norris (McLaren), George Russell (Mercedes), Lewis Hamilton (Mercedes), Yuki Tsunoda (Racing Bulls), Alexander Albon (Williams) e Gasly completaram a zona de pontuação.