Uma epopeia que se estendia por quase três décadas chegou ao fim de forma inesperada na noite do último domingo, 26, na Arena Fonte Nova. O confronto entre Bahia e CRB, historicamente marcado pelo domínio tricolor, tomou rumos inusitados quando o Esquadrão foi eliminado nos pênaltis pelo clube alagoano, quebrando um tabu de 27 anos.
Em toda a trajetória do confronto entre as duas equipes, nunca antes o Bahia havia sido eliminado pelo CRB em disputas mata-mata. Ao todo, foram quatro embates decisivos na história, e a derrota de ontem representa a primeira vez que os tricolores não levaram a melhor sobre os regatianos.
Retrospecto favorável ao tricolor
Os outros confrontos decisivos ocorreram em 1997, 2019 e 2021, válidos por Copa do Nordeste e Copa do Brasil, e o Tricolor de Aço sempre prevaleceu, eliminando o CRB em todas as três oportunidades.
Apesar da eliminação inusitada, o Bahia mantém duas marcas históricas contra o CRB: não perde para os alagoanos há 22 anos (a última derrota foi em 2002, pela Copa do Nordeste de 2021) e nunca foi derrotado pelos regatianos jogando em seus domínios.