Atividades maliciosas estão se espalhando no X, antiga rede social Twitter, com o intuito de influenciar as eleições presidenciais dos Estados Unidos deste ano. Essa é a conclusão de um relatório de uma empresa de análise de mídia social, a Cyabra, compartilhado com a Reuters.
O estudo avaliou postagens na plataforma durante dois meses, a partir de 1º de março, examinando hashtags populares e determinando se os conteúdos eram positivos, negativos ou neutros. A análise revelou que contas falsas recém-descobertas cresceram até dez vezes em março e abril.
De acordo com o relatório, 12.391 perfis pró-Trump seriam inautênticos, de um total de 94.363, enquanto 803 perfis pró-Biden seriam falsos, de 10.065 no total. A Cyabra alega que as contas falsas favoráveis a Trump fazem parte de uma campanha coordenada para influenciar a opinião pública e moldar discussões online, identificada pelo uso de hashtags idênticas e postagens simultâneas.
Mensagens centrais das contas falsas pró-Trump
O relatório descobriu que as contas falsas pró-Trump promoviam duas mensagens principais:
- “Vote em Trump”
- “Biden é o pior presidente que os EUA já tiveram”
“O nível de coordenação sugere que existe um objetivo nefasto e que existe toda uma operação para mudar a opinião das pessoas,” disse Rafi Mendelsohn, vice-presidente da Cyabra.
Por outro lado, o relatório não identificou uma campanha coordenada entre as contas falsas que apoiam Biden, já que características como publicações simultâneas não foram detectadas.
Representantes do X, da Casa Branca e da campanha de Trump não comentaram sobre as conclusões do relatório. As eleições presidenciais nos Estados Unidos ocorrerão em 5 de novembro, e até lá, as redes sociais enfrentarão pressão para evitar interferências estrangeiras com uso de conteúdo falso.