Diante de um cenário desafiador de jogos adiados da Série A do Brasileiro, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) adotou uma abordagem estratégica. Em uma reunião com os clubes nesta segunda-feira, 27, a entidade determinou a utilização de datas FIFA e inversões de mando de campo para reprogramar as partidas afetadas.
A CBF deixou claro que o Campeonato Brasileiro será concluído em 8 de dezembro, sem possibilidade de novos adiamentos. Embora o calendário detalhado ainda não tenha sido divulgado, as medidas visam manter o cronograma esportivo atualizado.
Quatro períodos de datas FIFA até o fim do ano
Até o encerramento de 2023, haverá quatro períodos de datas FIFA, quando as seleções nacionais se reúnem e a liberação de jogadores é obrigatória:
- 3 a 11 de junho
- 2 a 10 de setembro
- 7 a 15 de outubro
- 11 a 19 de novembro
Inicialmente, o calendário da CBF previa a interrupção do Campeonato Brasileiro durante esses períodos para evitar que os clubes jogassem desfalcados. Contudo, agora haverá partidas da Série A durante essas janelas, garantindo que o cronograma seja mantido.
Inversão de mando, se necessário
“Vamos usar algumas datas Fifa. Foi discutida uma flexibilização, possivelmente até uma inversão de mando quando necessária. Vamos analisar caso a caso”, afirmou Júlio Casares, presidente do São Paulo, após a reunião.
O dirigente do Tricolor também descartou a possibilidade de não haver rebaixamento nesta edição do Brasileirão. “Nem sequer foi discutida” essa opção, segundo Casares.
Retomada do campeonato neste sábado
O Campeonato Brasileiro, interrompido por duas rodadas (sétima e oitava) desde 15 de maio, será retomado neste sábado, 1º de junho, começando pela sétima rodada. Anteriormente, jogos envolvendo times gaúchos – Grêmio, Inter e Juventude – já haviam sido adiados nas quinta e sexta rodadas.
Além do Brasileiro, a CBF ainda precisa definir os próximos passos para a Copa do Brasil. Dois dos 16 duelos da terceira fase permanecem incompletos: Grêmio x Operário e Inter x Juventude.
Jogos remarcados nas competições sul-americanas
No cenário das competições sul-americanas, tanto o Grêmio (Libertadores) quanto o Inter (Sul-Americana) tiveram dois jogos adiados nas fases de grupos, mas a Conmebol já reagendou essas partidas.
Para o Grêmio, os jogos contra o Huachipato, no Chile, e o Estudiantes, como mandante, foram remarcados para os dias 4 e 8 de junho, respectivamente. O Grêmio jogará como mandante no Couto Pereira, em Curitiba.
O Inter visitará o Real Tomayapo, na Bolívia, no dia 4 de junho, e receberá o Delfín, do Equador, no dia 8. A partida em casa do Colorado será realizada no Heriberto Hülse, em Criciúma.