Após o lamentável incidente climático que assolou o estado do Rio Grande do Sul, impactando severamente a região, as Séries A do Campeonato Brasileiro retomam sua trajetória neste sábado, 1º de junho. A decisão de retorno veio após uma reunião unânime realizada no Conselho Técnico Extraordinário, sediado na CBF, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira.
O desfecho do encontro selou o reinício dos confrontos da 7ª rodada, originalmente agendados para a 9ª rodada. Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, celebrou o consenso alcançado pelos clubes e reforçou o apoio ao povo gaúcho, declarando: “Foi uma reunião de alto nível, muito produtiva, e contamos com a decisão unânime dos clubes. Gostaria também de mais uma vez prestar solidariedade aos clubes gaúchos e todo o povo do Rio Grande do Sul”.
Ficou definido que o encerramento do Brasileirão ocorrerá em 8 de dezembro, e os três clubes gaúchos terão seus mandos de campo invertidos no primeiro turno da competição, visto que ficaram sem atuar por duas rodadas.
Consenso e equilíbrio
Alexandre Barcellos, presidente do Internacional, ressaltou: “Conseguimos consensuar decisões que envolvem o restante do campeonato, o calendário, o apoio da CBF e, principalmente, os clubes do Rio Grande do Sul, que sofrem hoje com essa catástrofe climática. Esses acordos nos dão uma segurança e uma previsibilidade de trabalho”.
Fábio Pizzamiglio, presidente do Juventude, ecoou: “Foi uma reunião muito positiva, acabou nos ajudando com relação ao formato da tabela. Os encaixes ficaram bons”.
Alberto Guerra, presidente do Grêmio, concluiu: “A gente fica feliz também que a grande maioria dos clubes entenderam a situação que estamos passando no Rio Grande do Sul. Tomamos algumas medidas paliativas pra gente retomar e minimizar o desequilíbrio”.