O Barcelona deu as boas-vindas a Hansi Flick como o novo comandante da equipe principal masculina. O treinador alemão de 59 anos assinou um vínculo até junho de 2026, assumindo a missão de conduzir o tradicional clube catalão a um renovado ciclo de sucesso.
Após deixar o cargo de técnico da Mannschaft (seleção alemã) em setembro do ano passado, Flick desembarca na Catalunha com o desafio de revitalizar um time que atravessa dificuldades financeiras e encerrou a temporada sem conquistar títulos.
Sua contratação já vinha sendo ventilada nos bastidores como uma possível aposta para substituir Xavi Hernández, demitido na última semana. Apesar de questionamentos sobre sua sintonia com o chamado “DNA Barça“, a filosofia ofensiva de Flick é vista como um casamento bem-sucedido com o estilo cultuado pelo lendário Johan Cruyff. O próprio técnico destacou:
“A filosofia de jogo aqui é parecida com a minha, com a posse de bola e um futebol ofensivo e técnico. Assinar pelo Barcelona é um sonho.”
Com inspirações em nomes como Arrigo Sacchi e Arsene Wenger, Flick terá a missão de lapidar as bases construídas por Xavi, contando com a safra de jovens talentos da La Masia, como Lamine Yamal, Pau Cubarsí, Gavi e Fermín López. Segundo o treinador, o clube possui “um dos melhores centros de formação do mundo”, o que propicia uma “boa mistura de jogadores experientes e jovens promessas”.
Diálogo e adaptação
Conhecido por sua proximidade com os atletas e pela abertura ao diálogo, Flick encontrará em Barcelona alguns jogadores falantes de alemão, o que pode facilitar sua integração, apesar de já estar estudando o espanhol. Enquanto isso, a imprensa catalã especula sobre uma possível investida do novo comandante para trazer Joshua Kimmich, meia do Bayern de Munique que é alvo antigo do Barcelona.
Como jogador, Flick conquistou quatro títulos da Bundesliga defendendo as cores do Bayern. Retornou ao clube bávaro em 2019 como auxiliar técnico, assumindo o comando principal meses depois e conquistando o inédito “sextete”: Bundesliga, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões, Supercopa da Alemanha, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes.