Tesla anuncia recall para corrigir falhas no cinto de segurança nos EUA

Tesla faz recall de 125 mil veículos nos EUA por falha no alerta do cinto de segurança; risco aumenta acidentes. Leia mais.

Texto

A gigante de veículos elétricos Tesla está promovendo um novo recall de milhares de carros em circulação nos Estados Unidos. Dessa vez, a empresa liderada por Elon Musk precisa corrigir falhas relacionadas ao sistema de alerta do cinto de segurança em 125.227 veículos vendidos no mercado americano.

De acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA, os problemas podem causar o inesperado desconectar do cinto de segurança durante a condução dos automóveis. Além disso, o aviso sonoro que alerta sobre a falta do uso do cinto pode não ser ativado conforme as normas de segurança.

As autoridades norte-americanas classificaram o mau funcionamento do sistema como uma violação dos requisitos federais de segurança, o que aumenta o risco de acidentes e ferimentos graves aos motoristas.

Modelos afetados pelo recall

  • Tesla Model S (fabricados entre 2012 e 2024)
  • Tesla Model X (anos modelo de 2015 a 2024)
  • Tesla Model 3 (unidades produzidas entre 2017 e 2023)
  • Tesla Model Y (veículos dos anos 2020 a 2023)

Para solucionar o problema, a Tesla promoverá uma atualização do software responsável pelo sistema de alerta do cinto. Além disso, a montadora realizará a troca do sensor de peso nos bancos, garantindo que a fivela do cinto esteja devidamente conectada quando o carro é ligado. Essas medidas estão previstas para serem aplicadas em junho de 2023.