Uma das maiores finais do futebol global está à porta. Real Madrid e Borussia Dortmund protagonizam o ápice da Champions League neste sábado, às 16h (horário de Brasília), no mítico Estádio de Wembley, em Londres. Uma partida que promete emoções intensas e um espetáculo à altura dos gigantes que se enfrentam.
Desequilíbrio histórico
Embora ambos os finalistas tenham alcançado este palco após eliminar pesos-pesados como Manchester City e PSG, os números revelam uma supremacia avassaladora dos Merengues. O Real Madrid é o maior vencedor da Liga dos Campeões, com 14 títulos, e busca agora a sua 15ª “orelhuda”. Já o Dortmund conquistou a glória na Europa apenas uma vez, em 1996/97, quando superou a Juventus.
Além de ser o maior campeão, o Real também é o clube que mais vezes disputou a final da Champions (17). A última derrota em uma decisão remonta a 1981, quando perdeu para o Liverpool por 1 a 0. Em mais de 80% das finais, os Blancos levantaram o troféu. Em contraste, o Dortmund jogou apenas duas finais, vencendo uma e perdendo a outra em 2012/13 para o rival Bayern de Munique.
Semelhança nos adeus
Dois ícones alemães encerrarão capítulos importantes de suas carreiras nesta final. O meia Toni Kroos anunciou que esta será sua última partida com a camisa do Real Madrid, enquanto Marco Reus fará sua “última dança” pelo Borussia Dortmund após 12 anos de dedicação ao clube.
Prováveis formações
Borussia Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Emre Can e Sabitzer; Sancho, Brandt (Nmecha) e Adeyemi; Füllkrug. Técnico: Edin Terzic.
Real Madrid: Courtois (Lunin); Carvajal, Rudiger, Nacho e Mendy; Camavinga, Valverde e Kroos; Bellingham, Rodrygo e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.