O craque brasileiro Vinícius Júnior brilhou na Champions League e conquistou o prêmio de melhor jogador da atual edição do torneio, coroando uma temporada excepcional. Com seis gols anotados e cinco assistências em dez partidas, o atacante merengue de 23 anos foi fundamental na campanha vitoriosa do Real Madrid, consagrando seu desempenho com um dos tentos na final diante do Borussia Dortmund.
Além de se sagrar campeão pelo segundo ano consecutivo, Vini Jr. alcançou outra marca histórica: tornou-se o primeiro brasileiro a balançar as redes em duas decisões distintas da Champions. Seu gol na vitória por 1 a 0 sobre o Liverpool, na edição 2021/2022, já havia selado seu nome nos anais do clube espanhol.
A Uefa exaltou as “atuações sensacionais” do camisa 7, responsável pelo “gol decisivo na final” deste ano. Apesar do destaque conquistado pelo jovem talento inglês Jude Bellingham, a preferência recai sobre Vinícius Júnior, que disputa a Bola de Ouro após uma temporada de 24 gols e 10 assistências em 39 jogos pelo Real Madrid.